Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1437
Autor(es): Salami, Marcelo Cesar
Título: O educador no ideário educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e as demandas educacionais contemporâneas
Palavras-chave: Educador Lassalista;Ideário educativo;Marcos regulatórios de educação;Demandas da educação contemporânea;UNESCO
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: SALAMI, Marcelo Cesar. O educador no ideário educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e as demandas educacionais contemporâneas. 2020. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Dispoinivel em: http://hdl.handle.net/11690/1437.Acesso em: 04 jan. 2021.
Resumo: A pesquisa, de natureza qualitativa e de cunho teórico documental, teve como foco investigativo as concepções sobre o Educador Lassalista e as demandas educacionais presentes no Ideário Educativo do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e suas aproximações e distanciamentos com as concepções e demandas identificadas nos Marcos Regulatórios da Educação difundidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir da década de 1990. O referencial teórico, que embasa o estudo, concentra-se em Lauraire (2006, 2008, 2011 e 2014); Hengemüle (1997, 2011), Corbellini (1996 e 2002) e Marquiegui (2012). O corpus investigativo está composto por documentos do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e os Marcos Regulatórios de Educação decorrentes dos fóruns mundiais de educação, difundidos pela UNESCO. Enquanto metodologia, a pesquisa é de natureza qualitativa e de cunho teórico documental. Os dados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo, adotando-se como unidade de análise eixos temáticos. Com relação às concepções sobre o educador, ficou evidenciado que a dimensão profissional, a mediação pedagógica e a formação continuada aproximam o educador encontrado nos documentos que versam sobre o Ideário Educativo Lassalista do educador (professor) encontrado nos Marcos Regulatórios da Educação. Com relação às demandas educacionais, percebemos um significativo alinhamento entre aquelas identificadas nos Cadernos da Missão Educativa Lassalista (MEL) com as dos Marcos Regulatórios. Os distanciamentos entre as concepções do educador ficam mais evidenciados quando uns documentos apresentam um educador que compreende sua profissão como vocação e associado para a Missão Educativa Lassalista e outro como profissional da educação (professor, agente) que carece de maior dignidade por conta de sua baixa remuneração, condições inadequadas de trabalho e ausência de plano de desenvolvimento de carreira. Com relação às demandas educacionais, inferimos que os distanciamentos se concentram na formação dos estudantes para a interioridade (valores evangélico-cristãos) e no diálogo intercultural e inter-religioso identificados com maior ênfase nos Cadernos MEL. As demandas relacionadas com a formação de agentes de alfabetização, gestores e administradores educativos, bem como ao estabelecimento de metas e indicadores de desempenho de conhecimento tem maior destaque e evidência nos Marcos Regulatórios da Educação.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Coorientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mcsalami.pdf2,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.