Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1446
Authors: Kucybala, Fabíola dos Santos
Title: A ação pedagógica docente na articulação entre educação infantil e anos iniciais: a experiência do departamento de Atlântico (Colômbia)
Keywords: Educação infantil;Ensino fundamental;Transição;Formação docente - Colômbia
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: KUCYABALA, Fabíola dos Santos. A ação pedagógica docente na articulação entre educação infantil e anos iniciais: a experiência do departamento de Atlântico (Colômbia). 2020. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1446. Acesso em: 26 jan. 2021.
Abstract: A dissertação em tela, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle), teve como objetivo geral analisar como a formação continuada, oferecida no âmbito da Política Departamental de Articulação entre Níveis Educativos, favorece a ação pedagógica dos professores que atuam nas turmas de transição entre a pré-escola e o primeiro ano do Ensino Fundamental. Para responder a esse objetivo, a metodologia utilizada teve enfoque qualitativo, sendo o estudo de caso escolhido como procedimento metodológico. As informações foram coletadas mediante a composição de grupos focais e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), quando foi feita a desconstrução das falas e a criação das categorias emergentes. Para fundamentar esta pesquisa e auxiliar na discussão dos resultados, foram utilizados autores como Pineda Robayo (2014, 2015, 2017), que trata acerca dos processos relativos à infância, à educação inicial e à relação com a ação pedagógica docente, e Perrenoud (1997, 2013), Tardif (2012) e Pimenta (1997a, 1997b, 2005), que trazem apontamentos sobre a formação continuada e a relação com os saberes e identidade dos professores, além das leis brasileiras e colombianas que fundamentam os processos de articulação entre as duas etapas da Educação Básica. Da análise do corpus emergiram três grandes categorias: na primeira – saberes dos professores – foram discutidas questões relacionadas à didática, ao planejamento e à importância da reconfiguração docente para os processos acerca do desenvolvimento infantil. A segunda – competências intrapessoais e interpessoais do docente – tratou das relações estabelecidas dentro das escolas e nos espaços oportunizados por meio da formação de professores. A terceira e última categoria – a identidade docente – foi discutida sob a perspectiva reflexiva em torno do trabalho, da prática profissional e dos espaços formativos. Os resultados evidenciaram que a formação oportunizada pela política tem contribuído para transformar as vivências cotidianas, as ações pedagógicas e as experiências relacionadas à transição, bem como para o aprimoramento dos saberes e o compartilhamento entre os diferentes sujeitos e segmentos escolares, promovendo ambientes colaborativos e a criação de estratégias voltadas à melhoria dos processos de ensino em extensão ao de aprendizagem.
metadata.dc.contributor.advisor: Felicetti, Vera Lúcia
metadata.dc.contributor.advisorco: Robayo, Adriana Del Rosario Pineda
Appears in Collections:Dissertação (Educação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fskucybala.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.