Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1508
Autor(es): Cademartori, Daniela Mesquita Leutchuk de
Cademartori, Sergio Urquhart de
Título: O surgimento/descoberta de um novo direito e de uma nova política e a Revolução Francesa
Palavras-chave: Direito;Política;Democracia;Esfera pública;Constitucionalismo;Revolução Francesa
Data do documento: 2019
Editor: Novos Estudos Jurídicos
Citação: CADEMARTORI, D. M. L. de; CADEMARTORI, S. U. O Surgimento/Descoberta de um Novo Direito e uma Nova Política e a Revolução Francesa. Revista Novos Estudos Jurídicos. PPCJ, Univali, Itajaí, v. 24, n. 3, p. 882-912, 2019. Disponível: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/15494. Acesso em: 15 maio 2021.
Resumo: Este ensaio busca – partindo da Revolução Francesa – perceber o surgimento/descoberta de uma nova política e, portanto, de um novo direito que irá se irradiar nos momentos seguintes, marcando o que hoje se conhece como Constitucionalismo contemporâneo. Partindo da análise de conceitos, tais como o de privilégio, o da ideologia da democracia pura ou do jacobinismo, atinge a percepção de uma nova mentalidade, bem como os problemas que afligem a democracia. Neste sentido, a Revolução desencadeia um novo mundo que é percebido como uma linguagem. Algumas contribuições teóricas, como a de Tocqueville no século XIX e a e de Habermas no século XX, são cruciais, dado que o primeiro, preocupado em explicar as continuidades entre os períodos pré e o pós-revolucionários, apresenta um aporte metodológico fundamental ao tema da diferença entre reforma e Revolução; já o segundo, ao salientar a consciência revolucionária, evidencia o início de uma nova mentalidade sobre o tempo, sobre a prática política e sobre a legitimação do direito. O trabalho parte da constatação de que a complexidade da relação entre o direito e a política percebida a partir de acontecimentos relacionados à Revolução Francesa deve ser trabalhada de modo transdisciplinar, considerando em especial as abordagens da teoria da história à teoria política e à teoria do direito. A trajetória metodológica é qualitativa, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica como forma de coleta de dados.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 5_ Novos Estudos Juridicos.pdf576,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.