Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1516
Autor(es): Dornelles, Marcela Fernandes
Título: Adolescente transexual e o acesso à justiça: sobre a possibilidade de supressão dos hormônios da puberdade
Palavras-chave: Adolescente;Transexualidade;Acesso à Justiça
Data do documento: 2019
Editor: Universidade La Salle
Citação: DORNELLES, Marcela Fernandes. Adolescente transexual e o acesso à justiça: sobre a possibilidade de supressão dos hormônios da puberdade. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2019.
Resumo: O objetivo da pesquisa é verificar os dilemas vivenciados pelos transexuais, para entender o tratamento que tiveram na adolescência e a proteção jurídica do adolescente transexual, para identificar quais os obstáculos existentes para realização da supressão hormonal da puberdade na adolescência e se eventual autorização judicial, ainda que contra a vontade de um dos representantes legais, seria uma forma efetiva de acesso à justiça. O problema do presente trabalho estrutura-se a partir da seguinte pergunta: Há proteção jurídica quanto ao acesso à justiça para o adolescente transexual que queira se submeter a tratamento médico de supressão dos hormônios da puberdade? Desta forma, a pesquisa foi estruturada sob um olhar interdisciplinar, compreendendo às áreas da medicina, psicologia, psiquiatria, sociologia, filosofia, antropologia e ciência sociais e jurídicas. A pesquisa foi realizada utilizando-se de investigação multimetodológica, a partir da análise da legislação existente sobre a transexualidade na área da saúde, entrevistas semiestruturadas com pessoas maiores de 18 anos e que vivenciam a transexualidade, análise de notícia sobre decisão judicial que determinou o tratamento de supressão hormonal para um adolescente transexual, assim como do acórdão que incluiu o tratamento médico da transexualidade no Sistema Único de Saúde, analise do processo transexualizador no Brasil e analise da manifestação do Conselho Federal de Medicina sobre o tratamento de supressão hormonal para adolescentes transexuais. No referencial teórico, a abordagem sobre a matéria de gênero é sob olhar da teoria feminista e a discussão sobre a transexualidade é no âmbito das ciências sociais sob o viés dos estudos de gênero. Também foram identificados os discursos jurídicos de proteção ao adolescente como sujeito de direito, demonstrando que o discernimento não está ligado fixamente ao fator etário, portanto, devendo ter sua vontade considerada em questões ligadas a sua autonomia existencial. Destacando a proteção jurídica do acesso à justiça de adolescente transexual, como forma de resposta ao problema desta pesquisa.
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.