Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1558
Authors: Stumm, Andrea
Title: Reaproveitamento de material fresado de revestimentos asfálticos através da reciclagem com adição de cimento em camadas de pavimentos
Keywords: Resíduos;Material fresado;Reciclagem;Dimensionamento do pavimento
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: STUMM, A. Reaproveitamento de material fresado de revestimentos asfálticos através da reciclagem com adição de cimento em camadas de pavimentos. 2020. 142 f. Dissertação (mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1558. Acesso em: 23 abril 2021.
Abstract: Segundo Bonfim (2011), centenas de metros cúbicos de material fresado de pavimentos deteriorados são gerados diariamente das atividades de conservação e manutenção de rodovias. A possibilidade de reaproveitamento deste resíduo através da reciclagem surge como uma alternativa sustentável, diminuindo a exploração de jazidas para extração de agregados naturais, além de reduzir a quantidade de resíduos a serem depositados em aterros irregulares. Neste cenário, este estudo tem como objetivo principal analisar o reaproveitamento do material fresado de revestimentos asfálticos através da reciclagem com adição de cimento e a sua aplicação em novas camadas de pavimento, como uma alternativa para o emprego dos resíduos gerados pela reabilitação de pavimentos. O material fresado analisado foi oriundo da RSC-480. Foram estudadas as misturas de fresado e agregados, nas proporções: 50/50, 70/30, com teores de cimento de 0%, 3% e 6% para cada mistura, além do fresado puro. Foram realizados ensaios de caracterização dos materiais, compactação à energia Proctor modificada, Índice de Suporte Califórnia (ISC), bem como de Resistência à Compressão Simples (RCS), Resistência à Tração por Compressão Diametral (RTCD) e Módulo de Resiliência (MR) para avaliar as propriedades mecânicas das misturas e a viabilidade de utilização em camadas de pavimento. Nos ensaios de ISC realizados para as misturas sem adição de cimento, concluiu-se a utilização do fresado puro somente para camadas de sub-base. A mistura 70/30 alcançou valores para utilização em sub-base e base de pavimentos para baixos volumes de tráfego, enquanto a mistura 50/50 poderá ser empregada em bases para altos volumes de tráfego. Nos ensaios de RCS e RTCD, as misturas com adição de 3% de cimento resultaram em resistências dentro dos parâmetros estabelecidos por DNIT 167/2013-ES, entre 2,1 e 2,5 MPa para a RCS e de 0,25 e 0,35 MPa para a RTCD, enquanto as misturas com adição de 6% de cimento alcançaram valores superiores aos limites recomendados na norma. Quanto aos ensaios de MR, observou-se ganho de rigidez para maiores teores de cimento. Os resultados obtidos nos ensaios laboratoriais viabilizam o emprego do material fresado em camadas de base e sub-base de pavimentos. Esta pesquisa contemplou ainda, o comportamento das misturas na estrutura do pavimento, através de análises mecanísticas realizadas com o auxílio do software Everstress, bem como aplicação de modelos de previsão de desempenho para análise da vida de fadiga. O método da AASHTO foi utilizado para o pré-dimensionamento das estruturas, que foram utilizadas como ponto de partida no programa Everstress. As análises permitiram determinar as tensões na face inferior da camada de base cimentada, embaixo dos pneus e entre os pneus. Os resultados obtidos no projeto de dimensionamento das estruturas, compostas de base das misturas recicladas estudadas reforçam o potencial de utilização do material fresado em camadas de pavimentos verificados nos ensaios de laboratório. As análises mecanísticas resultaram em espessuras de base entre 30 e 40 cm, no entanto é importante ressaltar que para a escolha da melhor alternativa é necessária a análise econômica das estruturas dimensionadas.
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Fernanda Siqueira
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

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