Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Claudia Argiles da | - |
dc.date.accessioned | 2021-04-26T13:39:37Z | - |
dc.date.available | 2021-04-26T13:39:37Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, C. A. Memórias de um projeto educacional: Colégio Santo Antônio (2005/2006). 2020. 109 f. Relatório Técnico (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1574. Acesso em: 26 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1574 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as memórias tecidas no Colégio Santo Antônio, de Estrela, Rio Grande do Sul, a partir das narrativas dos atores envolvidos. Enfoca uma conjuntura de crise. O momento analisado se refere à passagem da administração de Irmãs religiosas para uma associação comunitária. O problema de pesquisa perseguido foi: como aparece, nas sensibilidades desses sujeitos, este período denso em suas vidas, para a sobrevivência de uma instituição de educação para a comunidade de Estrela? O trabalho tem como objetivo geral: compreender as narrativas de memória da comunidade, inserida na conjuntura de transição da administração do Colégio Santo Antônio, da AEFRAN-PCC para APASA. Como produto final, foi elaborado o Relatório para apresentar as narrativas com foco nas percepções e sensibilidades da comunidade escolar. Diante desse contexto, foram entrevistadas pessoas que se envolveram diretamente com a crise estudada. Das narrativas, foram buscadas as percepções e sensibilidades desenvolvidas nesse período. Essas narrativas, enquanto práticas culturais, apontaram para uma percepção da crise entremeada de sentimentos, de um envolvimento comunitário que ultrapassou em muito a captação de uma conjuntura econômica desfavorável. Essas narrativas indiciam os elos que uniam alunos, pais, professores e funcionários em torno de sentimentos comuns de pertencimento e afetividades em relação ao Colégio Santo Antônio. Por fim, foi realizada a análise do processo de passagem de mantenedora, o que evidenciou que esses momentos foram densos e de tomadas de decisões para o êxito de continuidade da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Colégio Santo Antônio | pt_BR |
dc.subject | Estrela, RS | pt_BR |
dc.subject | Crise | pt_BR |
dc.title | Memórias de um projeto educacional: Colégio Santo Antônio (2005/2006) | pt_BR |
dc.type | Relatório técnico | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Isaía, Artur Cesar | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cacosta.pdf | Open Access | 9,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.