Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1575
Autor(es): Rocha, Cláudia Santos da
Título: Programa de intervenção online com professores para prevenção e enfrentamento do bullying escolar
Palavras-chave: Bullying;Professores;Intervenção
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: ROCHA, C. S. Programa de intervenção online com professores para prevenção e enfrentamento do bullying escolar. 2020. 88 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1575. Acesso em: 26 abr. 2021.
Resumo: Bullying configura-se como um tipo de violência que ocorre nos ambientes escolares, caracterizada pela intencionalidade de causar dor física ou emocional, repetição dos atos de intimidação e desigualdade de poder entre agressor(es) e vítima. Pesquisadores de vários países têm estudado o bullying e desenvolvido programas para sua prevenção e enfrentamento. No Brasil, os estudos sobre o tema têm aumentado na última década, mas poucos são direcionados ao preparo do professor para a prevenção e enfrentamento ao bullying escolar. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma intervenção com professores, adaptada para o formato online, com foco na prevenção e enfrentamento ao bullying escolar. A proposta em formato online foi necessária, devido ao momento de pandemia causada pelo Covid-19. A intervenção foi organizada em seis sessões semanais grupais, em formato multicomponente e metodologia experiencial. As temáticas trabalhadas foram: concepções de bullying, gerenciamento de conflitos, empatia, comunicação assertiva, autocontrole emocional e autocuidado. Trata-se de um estudo exploratório, para verificar a viabilidade da intervenção, com avaliação de processo a partir dos dados obtidos pela moderadora, e avaliação pós-intervenção nos seguintes eixos: demanda, adesão dos participantes às atividades, satisfação dos participantes com o programa e a moderadora e aplicação dos conteúdos na vida diária. Participaram do estudo doze professores de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre, com idades entre 39 e 62 anos. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, questionário de avaliação da intervenção e o diário de campo da moderadora. A análise quantitativa e qualitativa dos dados demonstrou que há demanda para este tipo de intervenção, por parte das escolas e professores, e que houve aderência à proposta, com baixo índice de desistência. Os resultados demonstram a importância de intervenções para professores sobre o tema bullying, com abordagens nos aspectos teóricos e na sensibilização quanto ao prejuízo no desenvolvimento dos envolvidos, além da necessidade do estabelecimento de relações positivas no ambiente escolar. Pode-se concluir que a proposta é viável e tem potencial para novos estudos de seguimento e de eficácia, podendo embasar futuras práticas de prevenção e enfrentamento ao bullying no Brasil.
Orientador(es): Dell'Aglio, Débora Dalbosco
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
csrocha.pdfOpen Access1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.