Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1588
Autor(es): | Mahle, Angélica Heinen |
Título: | Memórias docentes no fazer pedagógico da APAE Lajeado (RS) |
Palavras-chave: | Memória social;Fazer pedagógico;Educação especial |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade La Salle |
Citação: | MAHLE, A. H. Memórias docentes no fazer pedagógico da APAE Lajeado (RS). 2020. 67 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1588. Acesso em: 03 maio 2021. |
Resumo: | A presente dissertação se insere no campo de memória social e teve como objetivo pesquisar quais são as memórias construídas pelos professores da APAE/Lajeado quanto ao fazer pedagógico para o ensino em educação especial. A partir da coleta de dados realizada durante o processo de investigação foi elaborado um documentário intitulado “Memórias do fazer pedagógico”. Este produto foi publicado na plataforma youtube bem como nas redes sociais da instituição, ficando disponível à comunidade, demonstrando os dados coletados na pesquisa e registros das práticas pedagógicas realizadas dentro da instituição. A pesquisa constatou que o ensino especial se constrói em torno da igualdade de oportunidades, atendendo as necessidades de cada educando através de adaptações do sistema educacional. Sendo assim, a partir do compromisso dos educadores com a diversidade e com a igualdade de oportunidades, os educandos têm acesso a uma educação capaz de responder às suas individualidades. |
Orientador(es): | Rosa, Lúcia Regina Lucas da |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ahmahle.pdf | Open Access | 1.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.