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http://hdl.handle.net/11690/1605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Assis, Silvania Lúcia Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-06T18:39:58Z | - |
dc.date.available | 2021-05-06T18:39:58Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, Silvania Lúcia Chaves. O livro didático como recurso formador docente na educação infantil. 2020. 145 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em:http://hdl.handle.net/11690/1605. Acesso em: 06 abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1605 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi realizado na Linha de Pesquisa “Formação de professores, teorias e práticas e práticas educativas” e encontrou apoio nos estudos e discussões promovidos pelo Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI) da Universidade La Salle. Este estudo se debruça sobre a análise dos limites e influência do uso do livro didático como “modelo” de formação docente na educação infantil. Pretende verificar, também, qual a concepção e a contribuição do livro didático para os docentes deste nível de ensino, buscando compreender o papel das coleções didáticas no trabalho cotidiano desses profissionais. Para a realização de nossos objetivos, recorremos, como metodologia de pesquisa, a um estudo de caso. A produção dos dados foi realizada através de entrevistas qualitativas e semiestruturadas com seis professoras, integrantes do corpo docente da educação infantil de uma escola do município de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte – Minas Gerais. Essa instituição utiliza o livro didático em suas atividades docentes há mais de 30 anos. Os resultados obtidos indicaram que, para esse grupo de professoras, o livro didático é um instrumento de direção e orientação das práticas docentes, melhorando a compreensão dos conteúdos e conceitos a serem estudados; afirmam que o manual do professor é uma referência e suporte teórico para o planejamento pedagógico, com propriedade de ser um material unificador da ação docente. O estudo também demonstrou que o material didático comumente não é objeto de crítica, servindo como um material de apoio para a ação pedagógica. Por outro lado, as educadoras afirmam utilizar outros recursos em seu planejamento, o que revela certa autonomia na relação com o que é oferecido pelo livro didático. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O livro didático como recurso formador docente na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Ferreira da | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
dc.description | O presente trabalho pretende dar foco à formação continuada dos professores da educação infantil (EI), tendo como recorte a sua prática docente na utilização de livros didáticos neste nível de ensino. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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