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dc.contributor.authorZilio, Talize-
dc.date.accessioned2021-05-06T19:09:29Z-
dc.date.available2021-05-06T19:09:29Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationZILIO, Talize. Histórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesa. 2020. 175 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1607. Acesso em: 06 abr. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/1607-
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado, inserida na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (Unilasalle), é intitulada HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM ESTUDO SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA. Em seu objetivo geral de pesquisa, busca evidenciar quais são as contribuições para o ensino e para a aprendizagem da Língua Inglesa em um nono ano do Ensino Fundamental que as HQs neste idioma podem proporcionar. Deste modo, são contemplados nesta pesquisa os teóricos da aprendizagem significativa Ausubel (1968) e Novak (1980), bem como estudiosos da arte sequencial e do storytelling, como Eisner (2010), McCloud (1995), Vergueiro (2012), Wagler (1994), Xavier (2015) e demais autores. Em razão da pandemia do novo coronavírus, esta dissertação, que foi construída a partir do tipo estudo de caso, de natureza qualitativa e com análise textual discursiva, sofreu reformulações metodológicas, adaptando-se a aulas e recursos na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, o que incidiu na redução não voluntária de alunos participantes – de 52 para 25 – envolvidos em razão da falta de acesso à internet e equipamentos eletrônicos. A coleta de dados e suas análises foram realizadas por intermédio das transcrições das aulas síncronas realizadas no aplicativo Google Meet e por meio das atividades assíncronas oferecidas na plataforma Google Classroom, no aplicativo Whatsapp ou entregues, de modo adaptado, presencialmente, na escola foco deste estudo, ao grupo de estudantes que não dispunha de recursos digitais necessários para a sua presença nas aulas síncronas on-line. A partir da leitura das HQs foram observadas as interações dos estudantes e o desenvolvimento das atividades (síncronas e assíncronas), percebendo-se a ampliação das quatro habilidades linguísticas da Língua Inglesa e o sentido que os participantes conferiram à temática social abordada no enredo das HQs. Deste modo, como resultado verificamos as contribuições positivas, a aquisição léxica e semântica, em especial a expansão da habilidade de leitura em Língua Inglesa, e a interação comunicativa mediante a produção de mapas mentais e tirinhas acerca da abordagem contextual crítico-social da graphic novel, evidenciando-se o potencial contributivo das HQs aos processos de ensino e de aprendizagem da Língua Inglesa em um nono ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua Inglesapt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhos (HQs)pt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos: um estudo sobre ensino e aprendizagem da língua inglesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorFelicetti, Vera Lúciapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.descriptionA fim de responder à questão de pesquisa, este trabalho possui como objetivo geral: Evidenciar quais são as contribuições para o ensino e para a aprendizagem da Língua Inglesa, em um nono ano do Ensino Fundamental, que as HQs neste idioma podem proporcionar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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