Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1656
Authors: Machado, Cosme Neves
Title: Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT
Keywords: Pavimento Rígido;Pavimento Asfáltico;Custos;ACV
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: MACHADO, Cosme Neves. Análise do ciclo de vida (ACV) de pavimento asfáltico e rígido na BR-163/364/MT. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1656. Acesso em: 25 maio. 2021.
Abstract: A exigência de ações sustentáveis por parte da sociedade acarreta um maior cuidado na produção de produtos e serviços, deste modo, o processo de escolha da alternativa de pavimento a ser executado em uma obra, pode ser objeto de avalição quanto a sua sustentabilidade. A análise do ciclo de vida – LCA (Life Cycle Analysis) é uma ferramenta que possibilita a avaliação dos aspectos relativos à sustentabilidade das alternativas de construção do pavimento. Outro fator de relevância são os custos envolvidos na implementação da solução de pavimentação, devendo ser analisados em conjunto com os possíveis impactos ambientais das alternativas de pavimentação. No presente trabalho desenvolvido é utilizada a ferramenta da análise do ciclo vida para a verificação dos possíveis impactos ambientais gerados pelas alternativas de pavimentação estudas e na avaliação de seus custos é utilizado o Sistema de Custos Referencias de Obras (SICRO 2) do DNIT. Foram avaliadas duas alternativas de estruturas de pavimento asfáltico e rígido. Para ambas as alternativas foi adotado o mesmo período de análise, 20 anos. Para cada alternativa de pavimento foi aplicada a ferramenta ACV nas fases de produção de materiais, construção e transporte, nas etapas de construção, conservação e restauração, as fases de uso e fim de vida do pavimento não foram consideradas. O maior gasto energético e emissões foi verificado na fase de produção dos materiais em ambos pavimentos. O pavimento rígido apresentou maior quantidade de emissões de CO2 equivalente, já o pavimento asfáltico apresentou um maior gasto energético entre os pavimentos analisados. Se verificou que o pavimento de menor custo ao longo do período analisado foi o pavimento rígido.
Description: Efetuar uma avaliação do ciclo de vida considerando as alternativas de pavimentos rígidos e asfálticos na construção da pista nova da duplicação da BR163/364/MT (Km 278,9 – Km 321,3).
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Fernanda Siqueira
metadata.dc.contributor.advisorco: Malysz , Rodrigo
Appears in Collections:Dissertação (PPGAIA)

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