Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1668
Autor(es): Barghouti, Jamil Saleh
Título: Memória de médicos ortopedistas no Rio Grande do Sul: cirurgia do joelho
Palavras-chave: Memória social;Cirurgia do joelho;Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: BARGHOUTI, Jamil Saleh. Memória de médicos ortopedistas no Rio Grande do Sul: cirurgia do joelho. 2021. 88 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) – Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1668. Acesso em: 26 maio. 2021.
Resumo: Este relatório final diz respeito às atividades desenvolvidas durante o Curso de Mestrado do Programa de Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Canoas, RS. Dele constam informações sobre as pesquisas feitas, bem como sobre a produção de textos e reflexões de natureza teórica. O objeto de estudo, o qual se debruça este relatório, se refere aos profissionais que se dedicam à Cirurgia do Joelho no Rio Grande do Sul, na atualidade. Esses profissionais foram estudados e articulados à Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho. Foram feitas entrevistas com os referidos profissionais, nas quais se procurou compreender as suas memórias. Concluiu-se pela importância que a cirurgia artroscópica, minimamente invasiva, impôs-se frente a esses profissionais como paradigma científico.
Descrição: Em linhas gerais, o projeto que originou este relatório de mestrado em Memória e Bens Culturais da Universidade La Salle, teve como propósito analisar as narrativas de memória produzidas por ortopedistas gaúchos envolvidos na introdução e desenvolvimento da especialidade, relacionada à cirurgia de joelho no Estado do Rio Grande do Sul.
Orientador(es): Isaia, Artur César
Coorientador(es): Mangan, Patrícia Kayser Vargas
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbarghouti.pdfOpen Access759,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.