Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1673
Authors: Leiria, Mirian Silva de Moraes
Title: Afetos positivos e negativos, satisfação com a vida, resiliência e estresse percebido em policiais da brigada militar
Keywords: Brigada Militar;Satisfação com a Vida;Resiliência;Afetos Positivos
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade La Salle
Citation: LEIRIA, Mirian Silva de Moraes. Afetos positivos e negativos, satisfação com a vida, resiliência e estresse percebido em policiais da brigada militar. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano) - Universidade La Salle, Canoas. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1673. Acesso em: 27 maio. 2021.
Abstract: A segurança pública no Brasil tem chamado a atenção pelo aumento da criminalidade que se manifesta cotidianamente. Por trás desse contexto estão os policiais da Brigada Militar, cenário desta pesquisa, que no desempenho de seu trabalho se expõem diariamente a riscos diversos. O objetivo desta pesquisa é identificar e avaliar afetos positivos e negativos, satisfação com a vida, resiliência e estresse percebido em policiais da Brigada Militar. Trata-se de um estudo transversal analítico, cuja metodologia possui aplicação qualitativa e quantitativa. Participaram da pesquisa 313 servidores militares de ambos os sexos e com ingresso de no mínimo seis meses na instituição. Os instrumentos utilizados para avaliar as questões pertinentes à pesquisa foram: Questionário sociodemográfico, Escalas de Afeto Positivo e Afeto Negativo, validada por Giacomoni e Hutz (1997), Satisfação com a Vida validada por Diener e Cols (1985), adaptada por Giacomoni e Hutz (1997), Resiliência Validada por Wagnild e Young (1993) e adaptada por Pesce e Cols (2005) e de Estresse percebido validada por Cohen et.al, (1983) que foi traduzida para a língua portuguesa por Luft et. al, (2007). Os resultados obtidos nas avaliações indicam a necessidade de criação de um programa para monitorar a saúde psicológica dos policiais com acompanhamento de profissionais da área da saúde, de forma preventiva uma vez que o índice de estresse percebido, afetos positivos e negativos, satisfação com a vida e resiliência precisam ser monitorados a fim de contribuir para uma melhor qualidade de vida aos policiais da Brigada Militar.
Description: A segurança pública no Brasil tem chamado a atenção pelo aumento da criminalidade que se manifesta cotidianamente. Por trás desse cenário estão os policiais da Brigada Militar, que no desempenho de seu trabalho se expõem diariamente a riscos diversos. O ingresso na Brigada militar aparece como uma oportunidade de ter um emprego estável para muitos que vivem uma situação de escassez de emprego, sem perspectivas de um futuro digno, a falta de tranquilidade é atualmente uma realidade nacional para a população brasileira, porém a segurança pública é vista somente em seu sentido técnico, desconsiderando o policial enquanto pessoa (ANDRADE, et. al, 2012).
metadata.dc.contributor.advisor: Kortmann, Gilca Maria Lucena
Appears in Collections:Dissertação (PPGSDH)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
msmleiria.pdfOpen Access1,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.