Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1706
Authors: | Weigel, Aline |
Title: | O papel dos profissionais e estudantes de contabilidade na fiscalização dos recursos públicos municipais |
Keywords: | Controle social;Contadores;Estudantes de Ciências Contábeis;Participação cidadã |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Citation: | WEIGEL, Aline. O papel dos profissionais e estudantes de contabilidade na fiscalização dos recursos públicos municipais. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1706. Acesso em: 18 jun. 2021. |
Abstract: | O propósito deste artigo foi analisar o papel dos profissionais e estudantes da área contábil nos processos de controle e fiscalização do dinheiro público municipal. O Brasil sofre historicamente com notícias de corrupção e mau uso dos recursos públicos. Portanto, o intuito foi questionar este público e interpretar como ele participa e contribui utilizando os mecanismos à sua disposição de forma a também fazer parte deste controle social. Visto que, o exercício da cidadania e democracia não se restringem às eleições. Para isso, foi elaborado um questionário semiestruturado, respondido entre os dias quinze e trinta de outubro do ano corrente, por cento e quarenta e quatro pessoas em formato eletrônico. O público-alvo da pesquisa relatou se sentir mais apto a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos pelos conhecimentos técnicos adquiridos em sua trajetória profissional e acadêmica, e apresentou as justificativas para tal afirmação. A pesquisa também se preocupou em demonstrar as formas possíveis, a disposição de todos os cidadãos, de demandar informações aos servidores e gestores públicos. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Souza, Patrícia Coelho Motta de |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Graduação (Ciências Contábeis) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
aweigel.pdf | Open Access | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.