Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1720
Authors: Prado Junior, Bráulio Rodrigues do
Title: Os impactos da oscilação do câmbio no lucro líquido da empresa Enepeka nos anos de 2016 a 2019
Keywords: Gestão;Variação Cambial;Swap;Dólar;Câmbio;Importação
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade La Salle
Citation: JUNIOR, Bráulio Rodrigues do Prado. Os impactos da oscilação do câmbio no lucro líquido da empresa Enepeka nos anos de 2016 a 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1720. Acesso em: 22 jun. 2021.
Abstract: A oscilação do câmbio que tem ocorrido no cenário brasileiro faz com que as empresas importadoras e exportadoras tenham que se adaptar para manter-se competitivas e consigam sobreviver em meio às variações do mercado. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar os impactos da oscilação do câmbio no lucro líquido de uma empresa importadora de fertilizantes, considerando os resultados obtidos entre os anos de 2016 e 2019. Através de uma pesquisa exploratória, buscou-se compreender a correlação do câmbio com o resultado da organização, utilizando-se também do aspecto técnico documental, com a análise dos registros constantes no balanço patrimonial e nas demonstrações de resultado, com uma abordagem quantitativa, tendo em vista a necessidade de coleta de dados para melhor entendimento dos efeitos do câmbio dentro de uma organização importadora e dos seus critérios e estratégias utilizados para minimizar os efeitos da oscilação da moeda estrangeira, a qual o seu negócio está diretamente ligada. Os resultados obtidos evidenciam que a oscilação do câmbio transfere impactos significativos ao lucro líquido das empresas importadoras, devido a sensibilidade da cotação da moeda aos fatores políticos e econômicos do país e do mundo, tendo em vista a interdependência econômica cada vez mais presente, causando fortes oscilações ao câmbio, sendo necessário o constante acompanhamento e gestão das exposições cambiais para reduzir possíveis perdas.
Description: Tendo em vista que o mercado de fertilizantes se mostra competitivo a cada ano e a margem de lucratividade torna-se mais apertada devido a concorrência, as empresas buscam adequar a gestão financeira em busca de maior competitividade, sem abrir mão da rentabilidade do seu negócio, mas continuando a oferecer ao cliente um produto diferenciado e de qualidade, com preço justo, sendo que o câmbio se torna um dos fatores determinantes na precificação final devido a matéria prima ser importada.
metadata.dc.contributor.advisor: Bem, Judite Sanson de
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brpradojunior.pdfOpen Access676,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.