Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1864
Autor(es): Benites, Leonardo Caldeira
Título: Dos animais não humanos, partilha ou guarda: efeitos jurídicos e processuais da separação sobre os direitos dos animais
Palavras-chave: Guarda;Animais de estimação;Bens semoventes;Regulamentação da posse
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: BENITES, L. C. Dos animais não humanos, partilha ou guarda: efeitos jurídicos e processuais da separação sobre os direitos dos animais. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Direito) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1864. Acesso em: 19 jul. 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo demostrar uma nova maneira que o ordenamento jurídico nacional esta lidando em relação aos animais não-humanos no que diz respeito à separação de casais. É comum casais recorrerem ao Poder Judiciário para demandar guarda de animais de estimação. Todavia, o ordenamento jurídico brasileiro não reconhece a aplicação do instituto guarda, pois no Direito Brasileiro, animais são considerados bens semoventes. Não obstante, a maneira que uma parte da população enxerga os bichos de estimação mudou nos últimos anos, os considerando como membros de sua família. Assim sendo, o status de semovente constitui um entrave à aplicação do instituto da guarda e à regulamentação da posse de animais de estimação no Brasil.
Orientador(es): Costa, Miguel do Nascimento
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lcaldeira.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access373,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.