Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1918
Autor(es): Velozo, Edgar Garcia
Título: As relações internacionais e os estudo fronteiriços: uma abordagem estratégica
Palavras-chave: Fronteira;Relações Internacionais;Estudos Fronteiriços;Sistema Internacional;Região fronteiriça
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: VELOZO, E. G. As relações internacionais e os estudo fronteiriços: uma abordagem estratégica. 2020. 15f. Trabalho de Conclusão (graduação em Relações Internacionais) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1918. Acesso em: 03 ago. 2021
Resumo: O presente artigo busca aproximar os campos das Relações Internacionais e dos Estudos Fronteiriços. Enquanto acadêmicos/as estudam sobre a interdisciplinaridade dos estudos e análises de fronteira e de sua relevância para as ciências sociais e humanas, no Brasil se observa uma carência de trabalhos sobre as possíveis associações entre as Relações Internacionais (RI) e os Estudos Fronteiriços. Unir metodologicamente esses campos, abarcando os obstáculos e possibilidades de um estudo interdisciplinar, é elementar para as análises do sistema internacional e da política externa dos Estados. Através de revisão teórica, pretende-se identificar as vantagens da construção de uma ponte entre as duas áreas, revisitando suas teorias e verificando suas convergências. Ao fazer isso, é possível expor a função estrutural que a fronteira cumpre às Relações Internacionais e indicar as possibilidades advindas do estudo dessas regiões.
Orientador(es): Maia, Tatiana Vargas
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
egvelozo.pdfOpen Access117,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.