Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1934
Authors: Braun, Lucas Rolim
Title: Estudo de viabilidade técnica para instalação de um sistema de tratamento de lodo na Estação de Tratamento de Água Niterói
Keywords: Efluentes;Meio Ambiente;Saneamento
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: BRAUN, L. R. Estudo de viabilidade técnica para instalação de um sistema de tratamento de lodo na Estação de Tratamento de Água Niterói. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Engenharia Civil) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1934. Acesso em: 03 ago. 2021.
Abstract: A água é um dos recursos naturais mais necessários para a sobrevivência do ser humano, e para isso, faz-se necessário o tratamento correto. Este processo, apesar de ser amplamente difundido, ocasiona na produção indesejada de uma massa sólida popularmente conhecida como lodo. O artigo em questão visou estudar meios de tratamento deste resíduo em uma Estação de Tratamento de Água da cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, pois foi constatada que por ser uma estrutura bastante antiga, ainda não possuía um meio adequado de tratamento de lodo, ocasionando no descarte e assim, impactando negativamente o meio ambiente. Para este estudo, foram analisados os principais meios de tratamento utilizados, os quais dividem-se entre sistemas mecânicos (que necessitam de um equipamento) e os sistemas naturais (que dependem apenas de fatores climáticos e tempo). Dentre todos os estudados, notou-se que alguns sistemas não são aplicáveis devido ao espaço disponível na ETA, ou pelo fato de serem destinados a outras aplicações que não ao tratamento do lodo, como é o caso dos leitos de secagem e o filtro à vácuo. Por fim, optou-se pela escolha de uma centrífuga como método, devido às suas principais vantagens - principalmente em relação ao espaço necessário - e seu custo reduzido quando comparado a outros meios, além de também possibilitar uma remoção do lodo tratado de um jeito mais facilitado.
metadata.dc.contributor.advisor: Schorr, Adriano
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Engenharia Civil)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lbraun.pdfOpen Access5,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.