Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1951
Autor(es): Ferreira, Marta Alice
Título: Gestão da diversidade e desenvolvimento de carreira: a percepção das trabalhadoras da empresa Quimisa
Palavras-chave: Gestão da diversidade;Desenvolvimento de carreira;Mulher
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: FERREIRA, Marta Alice. Gestão da diversidade e desenvolvimento de carreira: a percepção das trabalhadoras da empresa Quimisa. 2020. 21 f. Trabalho de Conclusão (Graduação em Administração) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1951. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: O desenvolvimento de carreiras e o reconhecimento das competências das mulheres no mercado de trabalho vêm ganhando destaque no cenário atual das empresas, que necessitam gerir a diversidade de forma a propiciar um ambiente organizacional que vise a igualdade de oportunidades, de reconhecimento, o comprometimento das equipes e a sustentabilidade do negócio. Diante disto, este artigo tem como propósito analisar a percepção das profissionais que atuam na empresa Quimisa sobre desenvolvimento de carreira e gestão de diversidade, por meio do entendimento sobre a satisfação das entrevistadas acerca do desenvolvimento de carreira; da identificação de eventuais políticas que visam a gestão da diversidade voltadas para o público feminino e a verificação de quais fatores influenciam a sua ascensão profissional. Para tal, produziu-se uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. A interpretação das informações deu-se por meio da análise de conteúdo. O instrumento foi aplicado presencialmente ou por telefone com 11 mulheres, com idade entre 24 e 47 anos. Constatou-se, com a pesquisa que o principal desafio diário enfrentado pelas mulheres na organização é a conciliação entre as responsabilidades advindas da maternidade e da rotina empresarial. Dentre outros aspectos, no que tange a eventuais políticas que visam a gestão da diversidade voltadas para o público feminino, as entrevistadas sentem-se bem-vindas e aceitas nos setores em que atuam e afirmam que seus os gestores incentivam e fazem questão da inserção de mulheres no ambiente organizacional. Como melhoria, sugere-se mais investimento em treinamento interno e a implantação do trabalho remoto, mesmo que parcial, pois, de acordo com o identificado nas entrevistas, influenciará positivamente nos resultados da empresa, em função da promoção do bem-estar e do comprometimento das colaboradoras mulheres.
Descrição: A conduta exercida pelas mulheres no ambiente de trabalho é destaque nos últimos anos, tendo ênfase no segmento empreendedor brasileiro e também fora dele. É nesse cenário de integração e diversidade que vemos a presença do público feminino em desenvolvimento.
Orientador(es): Ribeiro, Cristiele Magalhães
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maferreira.pdfOpen Access169,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.