Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1964
Autor(es): Borges, Maria de Lourdes
Ostermann, Ana Cristina
Título: “Quem vai definir isso aí é tu”: a fala-em-interação em contextos de decisões empresariais de emergência
Palavras-chave: Processo decisório;Fala-em-interação;Linguística aplicada;Contextos emergenciais;Análise da conversa
Data do documento: 2013
Citação: BORGES, M. L.; OSTERMANN, A. C. “Quem vai definir isso aí é tu”: a fala-em-interação em contextos de decisões empresariais de emergência. ReVEL, v. 11, n. 21, 2013. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/5ebfe61e07a32b460c70454889a24c5b.pdf. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para o entendimento dos processos decisórios em contextos empresariais de urgência e revelar a importância da análise de dados em tempo real nesses processos sob o enfoque da Análise da Conversa. Para isso, parte-se de um estudo de um processo decisório na fala-em-interação em uma situação imprevista e emergencial no setor elétrico de um Centro de Operação do Sistema estadual. Analisa-se uma interação gravada em tempo real entre os profissionais envolvidos em uma situação emergencial. Como resultado, as análises indicam avanços ao analisar o processo decisório, demonstrando que a Linguística Aplicada, entendida aqui de forma alargada, oferece importantes métodos e técnicas aos estudos organizacionais. Além disso, verificou-se a possibilidade de apreensão do processo dinâmico de coconstrução das decisões e da produção de sentidos entre os interagentes. Na interação analisada, o processo decisório é construído como um tópico delicado que pode estar apontando uma ambivalência constante em ambientes de risco e de pressão que envolve a escolha e o equilíbrio entre segurança ou economicidade.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mlborges.acostermann.pdfOpen Access251,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.