Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1965
Autor(es): Minella, Katherine Maria
Borges, Maria de Lourdes
Karawejczyk, Tamara Cecília
Título: Gênero na Geração Y: características das mulheres no ambiente de trabalho
Palavras-chave: Gênero;Mulheres;Geração Y;Ambiente de Trabalho
Data do documento: 2013
Editor: Editora Unilasalle
Citação: MINELLA, K. M.; BORGES, M. L.; KARAWEJCZYK, T. C. Gênero na Geração Y: características das mulheres no ambiente de trabalho. Desenvolve: revista de gestão do Unilasalle, Canoas, v. 2, n. 1, mar. 2013. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/desenvolve/article/view/998/791. Acesso em: 06 ago. 2021.
Resumo: Os estudos sobre as mulheres jovens, da denominada Geração Y, no mercado de trabalho são escassos, especialmente no Brasil. Este estudo buscou suprir essa necessidade, procurando identificar a relação das mulheres da Geração Y com o ambiente de trabalho, no que se refere ao comprometimento, às oportunidades e ascensão profissional e a existência dos preconceitos (machismo). Foram realizadas 10 entrevistas com mulheres com idade até 35 anos e que exercem ou exerceram atividade profissional. Os resultados mostram que as jovens mulheres se percebem mais comprometidas que os seus colegas homens no trabalho, admitem que sofreram preconceitos referentes ao machismo, mas identificam iguais oportunidades de crescimento profissional nas suas empresas em relação aos homens. Entendem que as mulheres estão ascendendo profissionalmente, contudo sofrem com a sobrecarga com a maternidade e atividades domésticas, além de a remuneração ser inferior a dos homens. O artigo encerra com algumas considerações sobre a necessidade de futuras pesquisas sobre o assunto.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
kmminella.mlborges.tckarawejczyk.pdfOpen Access350,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.