Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1973
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reyes Junior, Edgar | - |
dc.contributor.author | Borges, Maria de Lourdes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T17:17:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T17:17:30Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | REYES JUNIOR, E.; BORGES, M. L. A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos. REDES- Revista hispana para el análisis de redes sociales, v. 14, n. 8, jun. 2008. Disponível em: https://revistes.uab.cat/redes/article/view/v14-n1-reyes-borges. Acesso em: 06 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1973 | - |
dc.description.abstract | Diversos cientistas lançaram-se em busca de explicações para o fenômeno dos grupos. O que se propõe aqui é a possibilidade da utilização do software Ucinet 6.0 e Pajek 1.10 para demonstrar a denominada ‘cartografia’ de dois grupos acadêmicos. Pretende-se colaborar com o entendimento das relações de tais grupos em favor de um melhor aproveitamento acadêmico. A estrutura de relações entre os estudantes destes grupos acadêmicos pode influenciar na capacidade de aprendizado e na produção destes grupos. Por meio da análise de redes sociais, se objetivou verificar estas estruturas de relações. Metodologicamente, uma survey, aplicada uma turma de pós-graduação e em uma de graduação em administração. Com o uso dos softwares, suas redes de relações foram elaboradas, sendo possível desta maneira, verificar as características estruturais e posicionais da rede e dos alunos nela. Verificou-se que a densidade de turmas menores, como a de pós-graduação é maior, assim como são menores suas distâncias. Foi observado ainda que os alunos mais centrais, tendem a ter melhor aproveitamento acadêmico e alunos mais isolados tendem a ter maior dificuldades de desempenho. Percebe-se que a análise de redes sociais pode ser um bom instrumento de avaliação dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universitat Autònoma de Barcelona | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aproveitamento académico | pt_BR |
dc.subject | Análise de redes sociais | pt_BR |
dc.title | A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGMSBC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ereyesjunior.mlborges.pdf | Open Access | 3,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.