Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/1973
Authors: Reyes Junior, Edgar
Borges, Maria de Lourdes
Title: A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos
Keywords: Aproveitamento académico;Análise de redes sociais
Issue Date: 2008
Publisher: Universitat Autònoma de Barcelona
Citation: REYES JUNIOR, E.; BORGES, M. L. A comparação da estrutura social de turmas de graduação e pós-graduação: um entendimento da cartografia dos grupos. REDES- Revista hispana para el análisis de redes sociales, v. 14, n. 8, jun. 2008. Disponível em: https://revistes.uab.cat/redes/article/view/v14-n1-reyes-borges. Acesso em: 06 ago. 2021.
Abstract: Diversos cientistas lançaram-se em busca de explicações para o fenômeno dos grupos. O que se propõe aqui é a possibilidade da utilização do software Ucinet 6.0 e Pajek 1.10 para demonstrar a denominada ‘cartografia’ de dois grupos acadêmicos. Pretende-se colaborar com o entendimento das relações de tais grupos em favor de um melhor aproveitamento acadêmico. A estrutura de relações entre os estudantes destes grupos acadêmicos pode influenciar na capacidade de aprendizado e na produção destes grupos. Por meio da análise de redes sociais, se objetivou verificar estas estruturas de relações. Metodologicamente, uma survey, aplicada uma turma de pós-graduação e em uma de graduação em administração. Com o uso dos softwares, suas redes de relações foram elaboradas, sendo possível desta maneira, verificar as características estruturais e posicionais da rede e dos alunos nela. Verificou-se que a densidade de turmas menores, como a de pós-graduação é maior, assim como são menores suas distâncias. Foi observado ainda que os alunos mais centrais, tendem a ter melhor aproveitamento acadêmico e alunos mais isolados tendem a ter maior dificuldades de desempenho. Percebe-se que a análise de redes sociais pode ser um bom instrumento de avaliação dos alunos.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ereyesjunior.mlborges.pdfOpen Access3,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.