Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1978
Autor(es): Tiecher, Isabelle
Título: Políticas de combate ao feminicídio após a ratificação da convenção da mulher (CEDAW) na Argentina e no Brasil
Palavras-chave: CEDAW;Feminicídio;Direito das Mulheres;Movimento Feminista na Argentina e no Brasil
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: TIECHER, I. Políticas de combate ao feminicídio após a ratificação da convenção da mulher (CEDAW) na Argentina e no Brasil. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Relações Internacionais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1978. Acesso em: 10 ago. 2021.
Resumo: O objetivo do presente artigo é identificar quais políticas foram e/ou estão sendo implementadas na Argentina e no Brasil em combate à violência contra as mulheres e, mais especificamente, atentando a epidemia do feminicídio, desde a ratificação da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres (CEDAW), levando em consideração que esse foi o primeiro compromisso internacional firmado por ambos os países reconhecendo a problemática da desigualdade de gênero. Também, de visualizar a importância dos movimentos feministas e de mulheres na luta pela inclusão das pautas mencionadas anteriormente e, consequentemente, adotadas pelos Estados através de legislações desde então. Conclui-se que além do papel fundamental dos movimentos feministas e dos avanços jurídicos e de políticas públicas, ambos os países não conseguiram garantir que as taxas de feminicídio baixassem, sendo urgente a implementação de mecanismos fiscalizatórios por parte dos Estados para que se possa garantir direito à vida para as mulheres argentinas e brasileiras.
Orientador(es): Machado, Patrícia da Costa
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Relações Internacionais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
itiecher.pdfOpen Access448,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.