Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2020
Autor(es): Martinelli, Juliane Crisitina
Título: "Escara/úlcera de decúbito" até "lesões por pressão", mudou a nomenclatura ou a qualidade no processo do cuidado
Palavras-chave: úlcera de decúbito;lesão por pressão;enfermagem
Data do documento: 2018
Editor: Universidade La Salle
Citação: MARTINELLI, J. C. "Escara/úlcera de decúbito" até "lesões por pressão", mudou a nomenclatura ou a qualidade no processo do cuidado. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Enfermagem) - Universidade La Salle, Canoas, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2020. Acesso em: 26 ago. 2021.
Resumo: o presente estudo tem como objetivo debater quais foram às mudanças reais no processo de cuidado de enfermagem de pacientes em risco e ou já com lesão por pressão diagnosticada em unidade de terapia intensiva nas últimas três décadas. Para tanto foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica (MAZZOTI e GEWANDSZNAJDER , 2006), sendo as obras selecionadas na BIREME , MEDLlNE e PUBMed. Após foram submetidas a leitura e subdivididas nas categorias por década. Os resultados apontaram para uma mudança não só da nomenclatura, mas também uma evolução no processo diagnóstico precoce, de estadiamento e, principalmente, na evolução tecnológica das coberturas e no mobiliário que está na unidade do paciente.
Orientador(es): Silva, Fabiano Silva da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jcmartinelli.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access21,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.