Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2064
Autor(es): Santos, Ana Paula Nascimento dos
Título: Idade de introdução da alimentação complementar e prevalência de aleitamento materno exclusivo em escolas de educação infantil
Palavras-chave: Alimentação Complementar;Aleitamento Materno;Educação Infantil
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Citação: SANTOS, A. P. N. Idade de introdução da alimentação complementar e prevalência de aleitamento materno exclusivo em escolas de educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2064. Acesso em: 01 set. 2021.
Resumo: Objetivo: avaliar a idade de introdução da alimentação complementar e a prevalência do aleitamento materno exclusivo, de crianças matriculadas em escolas públicas de educação infantil do município de São Leopoldo-RS. Método: estudo retrospectivo transversal, baseado em dados secundários das Anamneses Alimentares Infantis (AAI), realizadas no período de 2012 a 2014, com mães de crianças com idade inferior aos 3 anos, matriculadas nas escolas públicas de educação infantil do município. Foram analisadas informações da prevalência do aleitamento materno exclusivo (AME), bem como a idade de introdução da alimentação complementar e os hábitos alimentares. Resultados: foram incluídas no estudo 162 AAI. Observou-se que 89,5 % das crianças receberam aleitamento materno (AM) e que a idade mediana de AME foi de 4 meses, sendo que apenas 20,9% das crianças receberam AME até o 6o mês de vida. Verificou-se introdução precoce da alimentação complementar aos 4 meses, sendo o chá um dos principais motivos da interrupção do AME. Antes do 1o ano de vida, as crianças já recebiam açúcar (39,1%), doces (35,9%), refrigerantes (37,5%), leite de vaca (70,4%) e sucos industrializados (42,2%). Conclusão: a prática do AME e da introdução da alimentação complementar nas escolas públicas de educação infantil do município, apresenta-se muito aquém do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), sendo fundamental a criação de estratégias de incentivo e apoio a amamentação e introdução correta dos alimentos.
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a p n santos.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access431,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.