Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2066
Autor(es): Souza, Camila Cardoso de
Título: Análise quanto à eficácia de agentes sanitizantes em diferentes concentrações na higienização da alface (Lactuca Sativa L)
Palavras-chave: Alface;Sanitizante;Higiene
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, C. C. Análise quanto à eficácia de agentes sanitizantes em diferentes concentrações na higienização da alface (Lactuca Sativa L). 2015. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2066. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: A alface é a folhosa mais consumida no Brasil, e é a 3º hortaliça com maior volume de produção, sendo aproximadamente 1,5 milhões de toneladas ao ano. O consumo de alimentos frescos de baixo valor calórico, saudáveis e nutritivos, vem aumentando devido à mudança de hábitos alimentares da população, onde está cada vez mais em pauta a relação entre dieta e prevenção de doenças. As saladas cruas são meios de contaminação microbiológica e parasitária, portanto as condições higiênico-sanitárias do seu preparo são indispensáveis, pois a manipulação incorreta pode comprometer a sua qualidade final, bem como causar danos patológicos ao consumidor. O objetivo deste estudo é analisar a eficácia de agentes sanitizantes em diferentes concentrações utilizados no controle do crescimento e da multiplicação de microrganismos indicadores quando da higienização da alface (Lactuca sativa L). Das análises realizadas, constatamos que o uso de água como sanitizante, apresentou resultado insatisfatório, não reduzindo de forma significativa o número de microrganismos no alimento. O uso de vinagre comercial (solução de ácido acético a 4,2%) apresentou melhor resultado em relação a água, diminuindo o número de colônias de microrganismos. As soluções de hipoclorito de sódio nas concentrações de 100 à 200ppm foram as que apresentaram melhor resultado, diminuindo à presença de microrganismos no alimento investigado.
Orientador(es): Hoernig, Bruno Arno
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c c souza.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access281,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.