Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2071
Autor(es): Fontana, Audrey
Título: Avaliação das boas práticas de fabricação em restaurantes comerciais na cidade de Porto Alegre/RS
Palavras-chave: Serviços de alimentação;Legislação de alimentos;Higiene dos alimentos
Data do documento: 2015
Editor: Universidade La Salle
Citação: FONTANA, A. Avaliação das boas práticas de fabricação em restaurantes comerciais na cidade de Porto Alegre/RS. 2015. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2071. Acesso em: 02 set. 2021
Resumo: A higiene dos alimentos corresponde ao conjunto de medidas e condições necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos em todas as etapas da cadeia de alimentos. No Brasil, através da ANVISA é obrigatório que serviços de alimentação disponham de Manual de Boas Práticas de Fabricação. Diante da importância e obrigatoriedade do cumprimento das BPF em serviços de alimentação, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar os aspectos higiênicos sanitários relacionados à produção de alimentos. Entre os meses de março e abril de 2015 foram realizadas nove coletas de dados em três restaurantes comerciais da cidade de Porto Alegre. Para a avaliação das Boas Práticas de Fabricação foi aplicada a Lista de Verificação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Portaria 78/2009, conforme o item 9 da Portaria, (relacionado a Preparação do Alimento). No presente trabalho constatou-se que o percentual máximo de adequação encontrado dos itens avaliados foi de 66,7%, seguido de 62,3% e 55,1% de conformidade com a legislação de alimentos vigente. Os resultados do estudo evidenciam que os restaurantes apresentam falhas no cumprimento das BPF, o que pode comprometer a higiene dos alimentos, impedindo a oferta de um alimento seguro, podendo causar riscos a saúde dos consumidores.
Orientador(es): Muttoni, Sandra Maria Pazzini
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a fontana.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access271,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.