Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2085
Autor(es): Dutra, Daniela Lima
Título: Perfil nutricional de crianças beneficiárias do programa bolsa família, matriculadas em uma associação beneficente no município de Canoas-RS
Palavras-chave: Sobrepeso;Anemia;Saúde Pública;Desnutrição;Obesidade Infantil
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: DUTRA, D. L. Perfil nutricional de crianças beneficiárias do programa bolsa família, matriculadas em uma associação beneficente no município de Canoas-RS. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2085. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: INTRODUÇÃO: A nutrição adequada é um dos fatores de maior impacto na saúde infantil, principalmente pela influência que o estado nutricional exerce sobre os riscos de morbimortalidades e sobre o crescimento e o desenvolvimento. Com o intuito de promover uma melhora no estado nutricional das crianças brasileiras o governo propôs o Programa Bolsa Família, um programa de transferência condicionada de renda, direcionado ao público de baixa renda familiar. OBJETIVO: Este trabalho objetiva conhecer o perfil nutricional das crianças com idade entre dois e doze anos beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). METODOLOGIA: Estudo transversal. Foram coletados peso e estatura dessas crianças para a avaliação O estado nutricional foi avaliado pelos indicadores peso/idade, estatura/idade, peso/estatura e IMC para idade. RESULTADOS: Entre os menores de 5 anos, 66% estavam eutróficos para os indicadores P/E e IMC/I. Nos mesmos indicadores 33% das crianças apresentaram diagnóstico de risco de sobrepeso e sobrepeso, respectivamente. Já nos escolares com idade superior a 5 anos no indicador IMC/I, 50% apresentou obesidade. CONCLUSÃO: os beneficiários do PBF apresentaram redução dos índices de baixo peso e aumento dos índices de peso excessivo. Esses achados revelam a necessidade de implementação de programas de educação nutricional às famílias beneficiarias do PBF.
Orientador(es): Koglin, Gabriela
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d l dutra.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access403,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.