Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2096
Autor(es): Silva, Gisele Wojciechowska
Título: Avaliação do estado nutricional e perfil dos pacientes atendidos em uma unidade de referência em saúde no município de Alvorada
Palavras-chave: Estado Nutricional;Vigilância Nutricional;Pacientes
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: SILVA, G. W. Avaliação do estado nutricional e perfil dos pacientes atendidos em uma unidade de referência em saúde no município de Alvorada. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2096. Acesso em: 02 set. 2021.
Resumo: Introdução: O atendimento nutricional consiste na avaliação clínica, física, antropométrica e alimentar. A avaliação do estado nutricional tem se tornado uma estratégia importante e eficaz para o diagnóstico precoce de distúrbios nutricionais, facilitando assim o planejamento de ações de promoção a saúde e prevenção de doenças. Objetivo: Avaliar o estado Nutricional dos pacientes atendidos em uma Unidade de Referência em Saúde no município de Alvorada. Métodos: Foi realizada consulta de dados de prontuários de pacientes atendidos tais como: a idade, sexo, peso, altura, hábito intestinal, ingestão hídrica, uso de medicação, prática de atividade física, fumo, ingestão alcoólica, existência ou não de patologias associadas dos pacientes e o retorno do paciente à reconsulta no período de maio de 2012 a outubro de 2015 na Unidade de Referência em Saúde, município de Alvorada. Resultados: Foram analisados dados de 560 pacientes, sendo que 78,5% eram do sexo feminino. Com relação ao estado nutricional do paciente houve uma prevalência de 89,28% dos pacientes com sobrepeso ou obesidade. Conclusão: É importante traçarmos o perfil nutricional para que medidas preventivas sejam adotadas pelos órgãos de saúde minimizando a ocorrência de prejuízos gerados à saúde relacionados ao excesso de peso.
Orientador(es): Koglin, Gabriela
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
g w silva.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access366,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.