Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2120
Autor(es): Spinelli, Liziane Valgoi
Título: Análise microbiológica de amostras de amendoim provenientes do mercado público de Porto Alegre/RS
Palavras-chave: Amendoim;Bolores;Leveduras;Bactérias;Coliformes;Contaminação
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: SPINELLI, L. V. Análise microbiológica de amostras de amendoim provenientes do mercado público de Porto Alegre/RS. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2120. Acesso em: 03 set. 2021.
Resumo: O amendoim (Arachis hypogaea L.) é uma leguminosa amplamente consumida por ter grande valor nutricional e por ser considerado um alimento funcional. No entanto, o risco de contaminação por fungos e bactérias, desde a pré-colheita até a estocagem, deste alimento é grande. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar microbiologicamente, quanto à presença de coliformes totais, coliformes termotolerantes, bactérias mesófilas aeróbias, bolores e leveduras, amostras de amendoim torrado (pronto para consumo) vendidas no mercado público de Porto Alegre/RS e expostas de três formas diferentes: em dispensador gravitacional, em recipiente comum e embalados da indústria. Os resultados obtidos indicaram que não houve a presença de fungos ou leveduras em nenhuma amostra analisada, mas bactérias mesófilas aeróbias foram encontradas em todos os tipos de armazenagem, sendo que no dispensador gravitacional (amostra 1V) a contagem foi de 3,7 x 102 UFC/g, seguida do recipiente comum (amostra 2G) com 3,6 x 102 UFC/g e em menor quantidade, o industrializado (amostra 1I) com 1I, 2,7 x 102 UFC/g. Coliformes totais foram encontrados nas mesmas amostras citadas anteriormente, 1V (2,4 x 102 NMP/g), 2G (1,3 x 102 NMP/g) e 1I (1,1 x 101 NMP/g) e não houve presença de coliformes termotolerantes. Foram isoladas vinte e sete bactérias caracterizadas como sendo duas Gram negativas e vinte e cinco Gram positivas. Posteriormente estes isolados bacterianos serão identificados quanto ao gênero e/ou espécie, a partir do sequenciamento do gene 16SrRNA. Esta contaminação do amendoim torrado por bactérias, pode vir do não seguimento das boas práticas em fabricação e manipulação, bem como a falta de assepsia no armazenamento do amendoim nos locais de venda e a má higienização dos recipientes.
Orientador(es): Silveira, Anelise Beneduzi da
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
l v spinelli.pdfClosed Access100,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.