Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2127
Autor(es): Capelletti, Mariana Ávila
Título: Análise de rotulagem da Isomaltulose/Palatinose™ e seus efeitos no desempenho atlético e saúde
Palavras-chave: Índice Glicêmico;Carboidratos;Isomaltulose;Palatinose™;Desempenho Atlético
Data do documento: 2017
Editor: Universidade La Salle
Citação: CAPELLETTI, M. A. Análise de rotulagem da Isomaltulose/Palatinose™ e seus efeitos no desempenho atlético e saúde. 2017. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2127. Acesso em: 08 set. 2021.
Resumo: Atualmente a prática de atividade física tem sido valorizada pela população, seja em locais fechados (academias e clubes) ou ao ar livre (praças e parques). Da mesma forma, a ingestão de suplementos alimentares tem sido colocada em ênfase, cuja proposta é aumentar o desempenho atlético e atingir um padrão estético, por vezes imposto pela mídia. Os carboidratos sempre tiveram um papel de destaque no esporte, já que permitem aumentar os depósitos de glicogênio (hepático e muscular) e garantem a energia necessária ao esforço físico. O carboidrato tem sido foco de estudo, especialmente relacionado ao índice glicêmico (IG) dos alimentos, que podem influenciar positiva ou negativamente o desempenho no esporte específico. Com base nisso, estudos atuais apontam a isomaltulose, um dissacarídeo formado de glicose e frutose com ligações α(1,6)-glicosídicas, comercializada como Palatinose™, como um suplemento capaz de otimizar o desempenho atlético devido seu baixo IG. Portanto, o objetivo do presente estudo é analisar o rótulo de 33 suplementos de isomaltulose/ Palatinose™ e investigar sua finalidade e aplicabilidade no exercício e no esporte.
Orientador(es): Peralta, Joelso Dos Santos
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m a capelletti.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access142,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.