Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2131
Autor(es): Martins, Muriel Guerreiro
Título: Adesão ao tratamento para Diabetes Mellitus Tipo 2
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2;Adesão ao tratamento
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: MARTINS, M. G. Adesão ao tratamento para Diabetes Mellitus Tipo 2. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2131. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) assume posição de destaque dentre as doenças crônicas não transmissíveis, sendo considerado epidemia mundial e constando entre as 10 principais causas de morte, em 2011, no mundo, atualmente atinge mais de 346 milhões de pessoas. A síndrome metabólica (SM) é um complexo de fatores de risco interrelacionados para desenvolvimento de DM2, esses fatores representados por: hiperglicemia, hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e obesidade abdominal. Indivíduos com SM apresentam risco cinco vezes maior para desenvolverem DM2, com isso, a perda ponderal em obesos, com ou sem a SM é essencial. A adesão ao tratamento, medicamentoso ou não, é fundamental para o sucesso da terapia orientada pela e equipe de saúde. Entretanto, por envolver outros comportamentos inerentes à saúde que vão além do simples seguimento da prescrição, os fatores: socioeconômicos, a relação paciente e a própria doença, além de aspectos relacionados ao tratamento são fatores que interferem diretamente na melhora do paciente.
Orientador(es): Miraglia, Fernanda
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
m g martins.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access628,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.