Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2133
Authors: Martins, Nathalia Perazzo
Title: Análise de rotulagem de biscoitos que contenham a proteína do leite de vaca em sua composição e o aviso para alérgicos
Keywords: APLV;Alergênicos;Alergia alimentar.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade La Salle
Citation: MARTINS, N. P. Análise de rotulagem de biscoitos que contenham a proteína do leite de vaca em sua composição e o aviso para alérgicos. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2133. Acesso em: 09 set. 2021.
Abstract: As alergias alimentares tornaram-se um grande problema de saúde no mundo todo nas últimas duas décadas e estão associadas a um impacto significativo na qualidade de vida. Os riscos a saúde aumentam à medida que os alimentos consumidos em uma população são cada vez mais processados e com rótulos inadequados. Dentre todos os alimentos que possuem um potencial alergênico o leite da vaca é o que confere maior risco á saúde do consumidor, pois além de ser bastante utilizado pela população, sua quantidade de proteína presente é extremamente alta, pois nele estão incluídos mais 20 componentes proteicos dotados de diferentes graus de atividade antigênica. O acesso às informações nos rótulos dos alimentos se torna essencial, pois para o indivíduo diminuir as complicações clínicas é necessário evitar ou excluir totalmente alimentos e derivados do leite da vaca de sua alimentação habitual. A garantia de informações úteis e confiáveis em rotulagem de alimentos é um direito assegurado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
metadata.dc.contributor.advisor: Franco, Carmem Kieling
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
n p martins.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access510.36 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.