Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2133
Autor(es): Martins, Nathalia Perazzo
Título: Análise de rotulagem de biscoitos que contenham a proteína do leite de vaca em sua composição e o aviso para alérgicos
Palavras-chave: APLV;Alergênicos;Alergia alimentar.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade La Salle
Citação: MARTINS, N. P. Análise de rotulagem de biscoitos que contenham a proteína do leite de vaca em sua composição e o aviso para alérgicos. 2016. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2133. Acesso em: 09 set. 2021.
Resumo: As alergias alimentares tornaram-se um grande problema de saúde no mundo todo nas últimas duas décadas e estão associadas a um impacto significativo na qualidade de vida. Os riscos a saúde aumentam à medida que os alimentos consumidos em uma população são cada vez mais processados e com rótulos inadequados. Dentre todos os alimentos que possuem um potencial alergênico o leite da vaca é o que confere maior risco á saúde do consumidor, pois além de ser bastante utilizado pela população, sua quantidade de proteína presente é extremamente alta, pois nele estão incluídos mais 20 componentes proteicos dotados de diferentes graus de atividade antigênica. O acesso às informações nos rótulos dos alimentos se torna essencial, pois para o indivíduo diminuir as complicações clínicas é necessário evitar ou excluir totalmente alimentos e derivados do leite da vaca de sua alimentação habitual. A garantia de informações úteis e confiáveis em rotulagem de alimentos é um direito assegurado pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Orientador(es): Franco, Carmem Kieling
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
n p martins.pdf
  Until 2070-01-01
Closed Access510,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.