Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2161
Autor(es): Monzon, Luciele da Rocha
Boniatti, Márcio Manozzo
Título: Use of the Modified Early Warning Score in intrahospital transfer of patients
Palavras-chave: Emergências;Transferência de paciente;Óbito;Continuidade da assistência ao paciente
Data do documento: 2020
Editor: AMIB
Citação: MONZON, L. R.; BONIATTI, M. M. Use of the Modified Early Warning Score in intrahospital transfer of patients. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 32, n. 3, p. 439-443, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbti/a/wWqMLvQMLFJ63zqk8jzbTtL/?lang=en. Acesso em: 13 set. 2021.
Resumo: Objetivo: Verificar se há associação entre o Modified Early Warning Score antes da transferência da emergência para enfermaria e o óbito ou a admissão na unidade de terapia intensiva em 30 dias. Métodos: Trata-se de estudo de coorte histórica desenvolvido em hospital de alta complexidade do Sul do Brasil com pacientes transferidos da emergência para a enfermaria entre os meses de janeiro e junho de 2017. Foram coletados: variáveis sociodemográficas, comorbidades pelo índice de Charlson, motivo da internação hospitalar, pontuação do Modified Early Warning Score no momento da transferência, internação na unidade de terapia intensiva, atendimento pelo Time de Resposta Rápida, mortalidade em 30 dias e mortalidade hospitalar. Resultados: Foram incluídos 278 pacientes no estudo. Em relação ao Modified Early Warning Score, os pacientes com óbito em 30 dias apresentaram escore significativamente maior do que os pacientes sobreviventes nesse período (2,0 [1,0 - 3,0] versus 1,0 [1,0 - 2,0], respectivamente; p = 0,006). As áreas sob a curva Característica de Operação do Receptor para óbito em 30 dias e para admissão na UTI foram 0,67 (0,55 - 0,80; p = 0,012) e 0,72 (0,59 - 0,84; p = 0,02), respectivamente, com ponto de corte do Modified Early Warning Score ≥ 2. Na regressão de Cox, o Modified Early Warning Score apresentou associação independente com mortalidade em 30 dias, após ajuste multivariável (hazard ratio 2,91; intervalo de confiança de 95% 1,04 - 8,13). Conclusão: O Modified Early Warning Score antes da transferência intra-hospitalar da emergência para enfermaria está associado com admissão na unidade de terapia intensiva e óbito em 30 dias. Calcular o Modified Early Warning Score pode ser um indicador importante para acompanhamento desses pacientes, permitindo ações específicas da equipe receptora.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGSDH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lrmonzon.mmboniatti.pdfOpen Access149,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.