Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2289
Authors: Gomes, Cristiane
Title: Memórias da formação continuada em Esteio (RS): ressignificações pedagógicas por meio de uma metodologia com uso de escape book
Keywords: Memória social;Formação docente;Gamificação;Literatura
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade La Salle
Citation: GOMES, C. Memórias da formação continuada em Esteio (RS): ressignificações pedagógicas por meio de uma metodologia com uso de escape book. 2021. 150 f. Dissertação (mestrado em Memória Social e Bens Culturais) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2289. Acesso em: 21 out. 2021.
Abstract: A formação continuada de professores, compreendida como um processo contínuo de construção de conhecimentos pedagógicos, teóricos e práticos, promove participação mais intensa do professor perante os grupos em que se insere, de forma que ele seja protagonista no processo de sua formação, compartilhando saberes e oportunizando múltiplas aprendizagens a seus alunos. Partindo dessa perspectiva, a presente pesquisa, inserida da linha de pesquisa Memória e Linguagens Culturais, tem como objetivo principal desenvolver estratégias de formação continuada para professores de português da rede municipal de ensino de Esteio, que deem conta das necessidades desses profissionais, de forma a aliar aspectos linguísticos e literários, próprios do fazer pedagógico desse grupo de professores, à prática vivenciada através da gamificação. A metodologia de pesquisa utilizada no desenvolvimento deste estudo é a Design Science Research (DSR), através da qual foi possível elaborar um produto que solucionasse a seguinte problemática: “como ressignificar a experiência das formações continuadas para professores de português da rede municipal de ensino de Esteio?” Diante dessa perspectiva, o presente estudo apresenta uma proposta metodológica até então inédita, que estabelece elos entre a docência, a literatura e a gamificação, numa perspectiva memorial. Buscando promover diálogos que colaborem para reflexões acerca da problemática de pesquisa, foi desenvolvido o produto denominado de Escape Book, que apresenta uma proposta de formação gamificada, que se utiliza do escape room como estratégia metodológica, a partir da obra “O Alienista”, de Machado de Assis, como narrativa-base, através da abordagem do universo linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de recursos próprios da gamificação. Esta pesquisa configura-se, então, como um importante aporte prático e teórico que promove integração e engajamento entre os participantes dos processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo ainda para o avanço dos estudos de metodologias que proporcionem múltiplas aprendizagens aos estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores. A pesquisa aborda, portanto, a memória da formação continuada de professores de português da RME, por meio de uma perspectiva gamificada através de entrevistas que contribuem para o (re)conhecimento e a (re)construção permanente do sentimento de identidade desse grupo de professores que tem a literatura como alicerce de seu fazer pedagógico. A base teórica para este estudo é constituída principalmente por Halbwachs (1990) e Assmann (2011) no que se refere à Memória Social, Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias de ensino, Freire (2004), (2020) e Backes (2011) no que concerne à Educação, Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes à Gamificação e Todorov (2014) e Zilberman e Silva (1990) no que se refere à literatura.
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Appears in Collections:Dissertação (PPGMSBC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cgomes.pdfOpen Access3.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.