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dc.contributor.authorNeves, Fabiana Moreno das-
dc.date.accessioned2022-01-05T20:37:15Z-
dc.date.available2022-01-05T20:37:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNEVES, F. M. Aprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentes. 2021. 105 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2333. Acesso em: 05 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2333-
dc.description.abstractO tema da pesquisa é sobre a aprendizagem da Matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio de metodologias diversificadas e as concepções discentes. A esse respeito temos o objetivo de analisar os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos no 1º trimestre do componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021. Tal análise foi feita com 28 alunos de uma escola da rede privada de Porto Alegre - RS. Dessa forma, o problema de pesquisa que se persegue nesta investigação advém da seguinte questão: Quais os efeitos da adoção de metodologias de ensino diversificadas para a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos (no 1º trimestre) no componente curricular Matemática, segundo a concepção dos estudantes de uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, no ano de 2021? A metodologia tem cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Como embasamento teórico para compreender a aplicação dessa metodologia, nos apoiamos em estudos regidos por autores como Gil (2008); D’Ambrosio (2012); Kauark, Manhães e Medeiros (2010) e Yin (2001). Os principais autores visitados guiam o aprofundamento sobre os tópicos que abordamos com respeito à História da Matemática; Aprendizagem significativa; Educação Matemática; A prática pedagógica do professor de Matemática foram Ausubel (1968; 1969), bem como Moreira e Masini (2010) e D’Ambrosio (2012), entre outros. A coleta dos dados empíricos deu-se por meio da aplicação de um questionário anônimo, aos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola privada na região metropolitana de Porto Alegre. Para a análise, seguimos as orientações de Bardin (2016), identificando as categorias: Importância da Matemática no Cotidiano; Metodologias Diversificadas e Resolução de Problemas. Como resultados da pesquisa podemos considerar que o uso de metodologias diversificadas na prática pedagógica faz com que os alunos tenham maior facilidade de compreensão nos diferentes conceitos. Assim, possibilita as relações com vivências anteriores e o aprimoramento de suas percepções.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias diversificadaspt_BR
dc.titleAprendizagem de matemática por meio de metodologias diversificadas nos anos finais do ensino fundamental: concepções discentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorJung, Hildegard Susanapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
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