Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2336
Autor(es): Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
Monticelli, Jefferson Marlon
Bernardon, Renata Araujo
Trez, Guilherme
Título: Empreendedorismo transgeracional nas empresas familiares: está no sangue ou não?
Palavras-chave: Empreendedorismo;Empresas familiares;Empreendedorismo intergeracional;Grupo focal
Data do documento: 2019
Editor: Revista brasileira de gestão e inovação
Citação: MONTICELLI, J. M.; BERNARDON, R. A.; TREZ, G.; SABRITO, C. E. dos S. Transgenerational Entrepreneurship of the Family Businesses: Is it in the Blood or Not?. Iberoamerican Journal of Entrepreneurship and Small Business, São Paulo, SP, v. 8, n. 2, p. 223–249, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333336492_Transgenerational_Entrepreneurship_of_the_Family_Businesses_Is_it_in_the_Blood_or_Not. Acesso em: 29 nov. 2021.
Resumo: Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender o processo do empreendedorismo transgeracional em empresas familiares. Método: Este estudo foi baseado em uma pesquisa qualitativa por meio de três grupos focais. Originalidade/Relevância: Os aspectos relacionados ao empreendedorismo intergeracional no contexto de empresas familiares têm chamado a atenção de pesquisadores focados tanto no tema de empresas familiares quanto no de empreendedorismo. Logo, torna-se relevante analisar como ocorre o empreendedorismo ao longo de diferentes gerações a fim de superar a simplificação de pesquisas sobre o empreendedorismo no contexto dos negócios familiares. Resultados: Por meio deste estudo foi possível compreender as similaridades e diferenças do empreendedorismo transgeracional em negócios familiares em relação a cinco tópicos: relevância do fundador, desafios, governança e influência dos herdeiros que não estão envolvidos na gestão dos negócios da família. Contribuições teóricas/metodológicas: O estudo apresenta proposições buscando integrar o empreendedorismo no contexto dos negócios familiares, destacando o papel dos fundadores, herdeiros, seus desafios e práticas de governança.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Processos Gerenciais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cessabrito.pdfOpen Access1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.