Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2356
Autor(es): Fanfa, Gabriela Boeira
Título: E-book: o papel do profissional nutricionista no âmbito da insegurança alimentar e nutricional
Palavras-chave: Nutricionista;Insegurança alimentar
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: FANFA, G. B. E-book: o papel do profissional nutricionista no âmbito da insegurança alimentar e nutricional. 2021. Trabalho de Conclusão (graduação em Nutrição) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2356. Acesso em: 11 jan. 2022.
Resumo: A insegurança alimentar (IA) se caracteriza quando um indivíduo e/ou uma família não têm acesso regular a alimentos em quantidade suficiente e qualidade de consumo adequada, prejudicando o seu desenvolvimento e saúde. Existem diversos fatores que influenciam a IA, são eles: sociais, econômicos, étnicos, saúde, educação e até mesmo a distribuição territorial. O profissional nutricionista pode contribuir muito para a melhoria da segurança alimentar e nutricional (SAN) de famílias e/ou indivíduos utilizando-se das políticas públicas nacionais, ao promover ações com enfoque social e na saúde coletiva. Contudo, sua ação na atenção primária é estritamente reduzida, agravando os problemas com a SAN da população. Este E-book foi elaborado para ilustrar o trabalho que pode ser desenvolvido pelo profissional nutricionista para contribuir com a população mais vulnerável. É necessário conhecer e dimensionar o trabalho de cada profissional da atenção básica para fortalecer o vínculo com a sociedade, para isso, o agente de saúde torna-se um componente fundamental na propagação entre os serviços ofertados e a entrega até a população. A inserção do agente comunitário em contato direto com a população é capaz de expandir as políticas públicas que envolvem a SAN e torna-se capaz de frear a IA, levando o fluxo de informação dos serviços ofertados para que a população saiba onde e como procurar o atendimento correto.
Orientador(es): Amaro, Francisco Stefani
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Graduação (Nutrição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gbfanfa.pdf
  Restricted Access
Closed Access1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.