Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2407
Authors: | Telles, Tamara Cecilia Karawejczyk Carvalho, Sângela Medeiros de Lima Soares, Maria Vilani Carvalho, Habniesley Pereira de |
Title: | O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula |
Keywords: | Educação;Pandemia;Ensino remoto;Tecnologia |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Educação Pública |
Citation: | CARVALHO, H. P. ; SOARES, M. V. ; CARVALHO, S. M. L. ; TELLES, T. C. K. O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula. Revista Educação Pública, v. 21, nº 28, 27 de julho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/28/o-professor-e-o-ensino-remoto-tecnologias-e-metodologias-ativas-na-sala-de-aula. Acesso em: 26 jan. 2022 |
Abstract: | Temos vivido, a partir de 2020, períodos de incertezas e mutabilidades aceleradas, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Nessa dinâmica de aceleradas mudanças, o ambiente escolar foi um dos mais afetados, já que o ambiente da sala de aula tradicional teve que dar lugar a um ambiente virtual de aula (AVA). O uso de máscaras, higienização das mãos e o isolamento social foram e são as três medidas consideradas principais para a não disseminação do vírus. Nesse contexto é que surgiu o ensino remoto, ocupando o lugar das formas tradicionais de aula. O ensino remoto, portanto, está sendo, em boa parte das instituições de ensino, uma alternativa viável e significativa para muitos gestores da Educação. As aulas, que eram totalmente presenciais, mesmo utilizando meios tecnológicos para ensinar, passaram a adotar o ensino remoto. Por isso, quando nos vimos em distanciamento social, sentimos que devíamos, como educadores, mudar em muitos aspectos para nos adaptarmos à novidade, ao “novo normal”. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Gestão de Recursos Humanos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcktelles.pdf | Open Access | 263,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.