Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2433
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Bonho, Fabiana Tramontin
Título: Identidade e cultura da imigração italiana (no RS): um estudo referente ao Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves
Palavras-chave: Caminhos de Pedra;Etnicidade;Identidade
Data do documento: 2021
Editor: Mouseion
Citação: BONHO, F. T.; BEM, J. S. Identidade e cultura da imigração italiana (no RS) um estudo referente ao Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves. MOUSEION: revista eletrônica do Museu e Arquivo Histórico La Salle, Canoas, n. 38, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/8238/0. Acesso em: 01 fev. 2022
Resumo: O Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves é formado pela identidade, a cultura e o patrimônio arquitetônico dos imigrantes italianos que chegaram no Rio Grande do Sul e se estabeleceram em Bento Gonçalves. A questão que se propõe neste trabalho é a da identidade cultural dos descendentes de imigrantes italianos do Roteiro Turístico Caminhos de Pedra, apresentados através de uma pesquisa bibliográfica sobre o modo como é formada e preservada esta identidade. A identidade, assim como a cultura é formada pela origem dos povos, pelas tradições, valores e crenças, como pode ser visto através da arquitetura de suas edifi cações, de seus produtos e atendimentos aos visitantes, expressando e demonstrando todas as tradições e costumes adquiridos pelos seus antepassados. O roteiro é hoje um referencial no resgate e preservação da cultura italiana, o qual apresenta diversos pontos marcantes de sua identidade.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access707,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.