Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2515
Autor(es): Bem, Judite Sanson de
Título: Santiago no Brasil: experiência do Caminho do Sol
Palavras-chave: Tradição inventada;Percurso;Caminho de Santiago;Caminho do Sol
Data do documento: 2019
Editor: Ed. Unilasalle
Citação: CAPRA FILHO, L. A. ; BEM, J. S. Santiago no Brasil: experiência do Caminho do Sol. In: JORNADAS MERCOSUL: MEMÓRIA, AMBIENTE E PATRIMÔNIO, 5., 2019, Canoas. Anais... Canoas: Ed. Unilasalle, 2019. p. 247-251. Disponível em: https://www.unilasalle.edu.br/uploads/files/b606025e2c61df77289e3b84182d2106.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022
Resumo: O Caminho de Santiago refere-se ao percurso realizado por peregrinos que afluem à Santiago de Compostela (Espanha), desde o século IX, para venerar as relíquias do apóstolo Santiago. No Brasil, no início dos anos 2000, foi criado no interior paulista, o Caminho do Sol, que é, de acordo com seus idealizadores, um percurso que apresenta as referências do Caminho de Santiago. O presente estudo tem como objetivo perceber a ideia de tradição inventada (Hobsbawm, 1984) na constituição do Caminho do Sol (Brasil), tendo como referência o Caminho de Santiago (Espanha). Metodologicamente, apresentase como pesquisa exploratório/descritiva, de cunho qualitativo. Constatam-se similaridades entre o Caminho de Santiago e o Caminho do Sol e, como este último, busca, na experiência do primeiro, por meio de tradições e símbolos, sua constituição e modo de operação.
Aparece nas coleções:Apresentação em Eventos (Marketing)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jsbem.pdfOpen Access93,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.