Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2543
Autor(es): Souza, Patrícia Coelho Motta de
Silva, Lidiane dos Santos
Lautert, Juliano
Azambuja, Marcos Vinícius Marques
Título: Educação financeira: reflexões sobre uma mudança de comportamento das gerações Y e Z [capitulo de livro]
Palavras-chave: Educação;Finanças;Nova Geração;Comportamento;Planejamento;Internet
Data do documento: 2021
Editor: VirtualBooks
Citação: AZAMBUJA, M. V. M.; SILVA, L. D. S.; LAUTERT, J.; SOUZA, P. C. M. Educação financeira: reflexões sobre uma mudança de comportamento das gerações Y e Z. In: SOUZA, P. C. M.; SILVA, L. D. S. Pesquisa sobre contabilidade, ética, finanças, análise, perícia e outros assuntos. Pará de Minas, MG: Virtual Books Editora, 2021. p.241-260. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2543. Acesso em: 17 fev. 2022.
Resumo: O artigo elaborado faz uma análise pormenorizada de uma nova tendência, progressivamente inserida nas gerações X e Y da sociedade brasileira: a busca por Educação Financeira e a crescente consciência compartilhada em alocar recursos monetários de maneira eficaz e inteligente. Elucidar os sinais aparentes de uma mudança de comportamento entre os mais jovens, no que tange às finanças pessoais, intenta um estudo ornado de pioneirismo, desafiador pela sua proposta inovadora. Ao evidenciar a considerável e persistente carência de conhecimentos e de hábitos financeiros saudáveis presente em nosso país - principalmente em comparação com países desenvolvidos -, o presente artigo transcende o papel investigativo, apropriando-se de cunho exortativo ao conscientizar os leitores da relevância e urgência em estabelecer níveis de endividamento adequados, em criar reservas de capital capazes de suportar crises diversas, bem como em designar recursos excedentes para aumento de patrimônio e complementação com a previdência compulsória do Estado. Para respaldar este estudo, o autor analisa os hábitos e ideologias do público-alvo, associando-os com a influência dos formadores de opinião relacionados à Educação Financeira e Investimentos, observando também a grande importância da internet e das redes sociais como fonte de informação ativa, imediata e dinâmica.
Aparece nas coleções:Capítulo de Livro (Gestão Comercial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pcmsouza.pdf
  Restricted Access
Closed Access891,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.