Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Diesel, Carine Mendes Garbin | - |
dc.contributor.author | Battistello, Viviane Cristina de Mattos | - |
dc.contributor.author | Martins, Rosemari Lorenz | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T20:08:12Z | - |
dc.date.available | 2022-02-22T20:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | DIESEL, C. M. G.; BATTISTELLO, V. C. M. ; MARTINS, ROSEMARI L. Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 37, p. 90-105, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3175 Acesso em: 21 fev. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2566 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem por objetivo analisar as narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos surdos sobre o fazer docente em uma escola específica para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o papel de docentes surdos na constituição dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão foi construída a partir de pensamentos defendidos por teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006), Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com a intenção de compreender o fazer docente do sujeito que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os resultados apontam para a necessidade de mudar a educação de surdos, proporcionando um espaço de constituição da identidade, o que remete à necessidade de repensar a formação de docentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Humanidades & Inovação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cmgdiesel.pdf | Open Access | 386.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.