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http://hdl.handle.net/11690/2566
Autor(es): | Diesel, Carine Mendes Garbin Battistello, Viviane Cristina de Mattos Martins, Rosemari Lorenz |
Título: | Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras |
Palavras-chave: | Docência;Formação;Identidade;Surdez |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Revista Humanidades & Inovação |
Citação: | DIESEL, C. M. G.; BATTISTELLO, V. C. M. ; MARTINS, ROSEMARI L. Constituição de identidades surdas em escolas bilíngues e as inter-relações entre professoras surdas alfabetizadoras. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 37, p. 90-105, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3175 Acesso em: 21 fev. 2022 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar as narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos surdos sobre o fazer docente em uma escola específica para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o papel de docentes surdos na constituição dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão foi construída a partir de pensamentos defendidos por teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006), Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com a intenção de compreender o fazer docente do sujeito que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os resultados apontam para a necessidade de mudar a educação de surdos, proporcionando um espaço de constituição da identidade, o que remete à necessidade de repensar a formação de docentes. |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
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