Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Carlos Alberto Souza de-
dc.date.accessioned2022-03-16T21:24:45Z-
dc.date.available2022-03-16T21:24:45Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFREITAS, C. A. S. O PIBID e a formação do professor de geografia: um mapeamento de trabalhos científicos de 2016 a 2021 no Brasil. 2021. 97 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2608. Acesso em: 16 mar. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/2608-
dc.description.abstractNesta pesquisa, em nível stricto sensu mestrado, tem-se por objetivo analisar as temáticas abordadas pelos autores de trabalhos científicos produzidos entre os anos 2016 e 2021 que enfocam o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o professor de geografia, e a forma como se relacionam com os eixos formação inicial, formação continuada e profissão docente. Para tanto, foram realizados mapeamentos nas plataformas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Capes periódicos e Scielo a partir dos descritores PIBID geografia, Formação de professores de geografia e Formação docente dentro da profissão. Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica, inserida na Linha de Pesquisa Formação de professores, teorias e práticas educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. Busca-se contemplar o seguinte problema de pesquisa: Quais são as temáticas abordadas pelos autores nos artigos e dissertações produzidos entre os anos 2016 e 2021 que enfocam o PIBID e o professor de geografia, e de que forma se relacionam com os eixos formação inicial, formação continuada e profissão docente? O corpus investigativo está composto de 11 dissertações e 10 artigos a respeito da temática. Para a análise foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008), tendo sido estabelecidos três eixos temáticos: a) formação inicial de professores; b) formação continuada docente; c) profissão docente. os artigos e dissertações que se relacionam com o Eixo formação inicial docente abordam, de maneira muito recorrente, aspectos como a relação entre a teoria e prática e sua importância, a prática enquanto componente da formação, e o desenvolvimento da autonomia dos futuros docentes. Essas temáticas encontram respaldo no referencial teórico desta dissertação, conforme a relação que se foi realizando ao longo deste tópico. Com relação ao Eixo formação continuada, percebeu-se que a prática docente pode ser encarada enquanto exercício profissional não mais isolado, mas sim como prática colaborativa docente, o que acaba tornando-se uma forma de formação continuada. O PIBID emerge também como uma política de formação continuada, potencializando a reflexão sobre a própria prática, brindando uma espécie de “frescor” à prática docente, que por vezes pode tornar-se solitária e repetitiva, ao permitir que o docente experiente possa trabalhar a quatro mãos. Além disso, verificou-se menção ao estreitamento da relação entre a academia e a escola, estimulando a realização de cursos e projetos elaborados pela universidade no ambiente escolar, bem como a ampliação da rede de pesquisadores, com uma conexão entre as pesquisas educacionais e o ambiente escolar. Por fim, o PIBID permite aos professores elaborarem e renovarem seus aprendizados e suas metodologias de saber-fazer e saber-aprender sobre a docência na educação básica em conjunto com os pibidianos. As produções pesquisadas se aproximam do Eixo profissão docente, na medida em que abordam a formação e a evolução da identidade profissional docente por meio do PIBID, uma vez que, ao permitir o contato com a complexidade do dia a dia da escola, permite também o fortalecimento do senso de profissionalidade e de autonomia frente aos desafios que se apresentam. Pode-se concluir que a docência compartilhada contribui para todos os outros pontos destacados e se apresenta como uma das maiores contribuições do PIBID, pois ela levará a todas as demais apontadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBolsas de estudopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleO PIBID e a formação do professor de geografia: um mapeamento de trabalhos científicos de 2016 a 2021 no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorJung, Hildegard Susanapt_BR
dc.degree.localCanoas, RSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
casfreitas.pdfOpen Access630,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.