Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2619
Authors: Graebin, Cleusa Maria Gomes
Moreira, Gabriela Portela
Title: Um estudo sobre cultura material escolar no ensino de primeiras letras: escolas de Triunfo, RS (década de 1880).
Keywords: Instrução Pública;Cultura material escolar;Triunfo (RS)
Issue Date: 2019
Publisher: Revista de Educação, Ciência e Cultura
Citation: MOREIRA, G.; GRAEBIN, C. M. G. Um estudo sobre cultura material escolar no ensino de primeiras letras: escolas de Triunfo, RS (década de 1880). Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas/RS, v. 24, n.1, p. 131, 2019. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/4949/0. Acesso em: 26 mar. 2022.
Abstract: Este trabalho está inserido no campo de estudos em História da Educação e tem o objetivo de analisar a situação da Instrução Pública no município de Triunfo, na então Província do Rio Grande do Sul, na década de 1880. Centra a atenção no que se constituíam como alguns dos suportes para o desenvolvimento das aulas: materiais pedagógicos, utensílios e mobiliário escolar. A pesquisa é um recorte de investigação mais ampla, voltada para a história da escola e da educação no Rio Grande do Sul, realizada a partir do acervo do Museu Histórico La Salle (MAHLS) e dos Fundos documentais do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS). Constatamos o emprego, pelas autoridades constituídas, de poucos recursos para a instrução pública, o que justificava o cuidado com objetos e mobiliário escolar, a fim de evitar desperdício de recursos materiais e financeiros e despesas com depósitos e locais para a sua guarda. Também, a pesquisa possibilitou a compreensão da formação de uma rede de comércio de mobiliário escolar e de seus agentes, notadamente no espaço em estudo.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cmggraebin.pdfOpen Access178,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.