Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2633
Autor(es): Conte, Elaine
Gutierre, Liliane dos Santos
Título: Estágio docente em questão: formação e implicações
Palavras-chave: Estágio docente;Ensino superior;Experiências cooperativas
Data do documento: 2022
Editor: Revista Internacional de Educação Superior
Citação: CONTE, E.; GUTIERRE, L. Estágio docente em questão: formação e implicações . Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. 1-24, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656631. Acesso em: 30 mar. 2022.
Resumo: O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access570,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.