Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://hdl.handle.net/11690/2634| Authors: | Conte, Elaine Costa, Fernanda Roth da Filha, Bernadeth Vital Avelino | 
| Title: | O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos | 
| Keywords: | Observação;Cotidiano escolar;Práxis pedagógica | 
| Issue Date: | 2022 | 
| Publisher: | TEXTURA - Revista de Educação e Letras | 
| Citation: | CONTE, E.; COSTA, F. R.; AVELINO FILHA, B. V. O cotidiano escolar na formação universitária: reconhecendo os contextos pedagógicos. TEXTURA - Revista de Educação e Letras, Canoas, v. 24, p. 145-161, 2022. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6778. Acesso em: 23 fev. 2022. | 
| Abstract: | O estudo etnográfico tem como objetivo compreender o cotidiano escolar sob o ponto de vista dos acadêmicos de diferentes cursos de licenciatura de Canoas/RS. Trata-se de uma investigação coletiva desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos de uma universidade comunitária. A partir de um roteiro preestabelecido, objetivou-se a análise do Projeto Político Pedagógico, do planejamento adotado pelos professores, bem como identificar os modelos educativos vigentes e as rotinas escolares. Com base nos relatos foi possível discutir as mudanças na práxis educativa por meio do engajamento e do reconhecimento dos contextos, rearticulando o ensino e a pesquisa ao exercício de formação profissional. | 
| Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| econte.pdf | Open Access | 191,3 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

