Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2647
Autor(es): Conte, Elaine
Avelino Filha, Bernadeth Vital
Título: Dimensões epistemológicas e metodológicas das ciências humanas
Palavras-chave: Enfoques epistemológicos;Ciências humanas;Historicidade
Data do documento: 2021
Editor: Revista Cocar
Citação: CONTE, E.; AVELINO FILHA, B.V. Dimensões epistemológicas e metodológicas das ciências humanas. Revista Cocar, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 1-7, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4550. Acesso em: 01 abr. 2022.
Resumo: Trata-se de uma resenha crítica do livro Introdução às Ciências Humanas - análise de epistemologia histórica, de Hilton Japiassu, que aborda as dimensões epistemológicas e metodológicas das pesquisas em ciências humanas. Passados quase 30 anos da publicação da obra, esta tem contribuído significativamente para as reflexões sobre questões epistemológicas colocadas pelas ciências humanas, especialmente na questão interdisciplinar do conhecimento desvelada por Japiassu, que provoca o deslocamento do olhar em experiências de encontro sócio-histórico e contextual que podem ser exploradas em futuras pesquisas. Contudo, a obra proporciona um aprofundamento teóricointerpretativo sobre a conjuntura epistemológica, bem como amplia o repertório cultural no campo das ciências humanas, reiterando a importância do fortalecimento de pesquisas nos processos formativos em devir histórico.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access844,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.